Café da manhã fora de casa (em Florianópolis)

Mais um post sobre café, mas nesse caso, com os coadjuvantes matinais.

Já faz um bom tempo que colocamos no nosso programa de final de semana a rotina de tomar o café da manhã fora de casa. Normalmente no sábado. Como lá em casa todos temos compromisso logo cedo todos os dias da semana, no final de semana nos desapegamos dos horários. Aliás, quer me deixar mal humorada é só começar a esquadrinhar o final de semana com agendas, compromissos e horários. De vez em quando até vai, mas na maioria das vezes eu não tenho nada decidido.

Nessa boemia matinal (entenda-se antes do almoço e não necessariamente antes das 12h, que fique claro) gosto de lugares que ofereçam algo mais que um pão na chapa e um pingado.

Aqui em Florianópolis somos clientes de O Padeiro de Sevilha, do Café François, da Pró Pão. Vou falar um pouco mais de cada um desses lugares e nossas preferências.

Mesa comunitária

Mesa comunitária

O Padeiro de Sevilha é um espaço que não pode ser classificado como padaria, nem como lanchonete, nem confeitaria. Mas é isso tudo. A unidade do centro é super concorrida durante a  semana e no final de semana é melhor se programar para ir sábado cedo pois fecham às 14h. Com uma filosofia bem diferente de serviço, você se sente bastante confortável pra escolher nos balcões, pesar e sentar-se ao lado de conhecidos e desconhecidos em uma grande mesa coletiva. Café muito bom, preço excelente e atendimento sempre simpático. Nosso problema de horário foi resolvido recentemente com a abertura da unidade da 401, no Primavera Garden Center. Com o horário bem mais interessante, atendem de segunda a sábado das 8h às 19h30m, nos domingos e feriados das 9h30m às 19h.

francois
O papaya já tinha morrido

A nossa segunda opção é o Café François. Praticamente um templo da manteiga, do trigo e do açúcar. Usados divinamente, diga-se de passagem. O mellhor lugar para conhecer o tradicional lanche francês, o Croc Monsieur e sua versão punk rock: Croc Madame, com um adicional de ovo frito. Como pra iniciar os trabalhos digestivos sempre prefiro alguma coisa mais leve, vou quase sempre com o “La bonne humeur” que  vem muito bem servido pra mim, com suco, fruta, meia baguete fatiada servida numa cestinha, manteiga, geléia e um pratinho com frios. Normalmente peço um café pra finalizar. Mas a visita vale muito a pena.

Na Propão, na Lagoa da Conceição, tem buffet de café da manhã. Não é nada de mais… Alguns pães diferenciados que a casa produz, salada de frutas, frios, doces, sucos. Apesar de não ser uma mesa de hotel 5 estrelas, serve bem. Nós sempre acabamos optando por sanduíches feitos na hora, como esse da foto que é um bauru com pão australiano fresco (sim, muito parecido com o do Outback). No lugar do queijo prato e presunto, vamos com queijo branco e peito de peru. O lugar é mais despojado, talvez justamente por já estar no clima de praia, na vibe da Lagoa. Acordar tarde por lá é padrão então o café da manhã rola até a hora que a padaria fechar.

Bauru no pão autraliano

Bauru no pão autraliano

Como sou nascida e criada em Blumenau, sinto falta de algumas coisas típicas de lá que não vou encontrar por aqui com tanta facilidade, como por exemplo o pão com banana frita e requeijão, ou a chimia de ovo, que cresci comendo e por aqui só se fizer em casa. Também são pouquíssimas e fraquíssimas opções de cuca, de massinha (ou pão doce), sem falar na linguiça defumada ou linguiça patê, que tem no mercado mas não vai pra padaria pra virar sanduíche de forma alguma.

Ovo, açúcar e canela.

Ovo, açúcar e canela.

Como eu sei que não sou só eu que gosto de tomar café da manhã na rua, conto com vocês pra boas dicas de lugares aqui por perto. E perto pra nós, nesse caso, pode ser assim uns 20km de casa. Se o lugar valer a pena, a gente vai. Mesmo com fome!

Se você lê o blog e mora longe, conte como é por aí. Tem café da manhã de padaria?

Update: olha que legal esse link com 50 cafés da manhã do mundo, por Victoria Philpott

Anúncios

Um comentário sobre “Café da manhã fora de casa (em Florianópolis)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s