Fricassé de frango

Fricassé normalmente leva molho bechamel ou branco, como é bem conhecido. Mas nessa receita ele é substituído por requeijão e creme de leite, ambos light.

A estrela da receita que faz a preparação ser bem mais rápida é a Vapza. Em uma caixinha tem o suficiente para um refratário médio da receita, que serve bem 4 pessoas. Aliás, que bênção essas carnes da Vapza, minha gente. Essa caixinha eu paguei R$ 11,00. Preço super justo se considerar a economia de tempo, gás e mão de obra.

frango-desfiadoO pré preparo é bastante simples, basta escorrer o conteúdo do envelope  e para isso pode-se fazer furinhos na própria embalagem, ou usar uma peneira média.

Como deu pra perceber, gosto de cozinhar, mas quando tem uma coisa come essa que agiliza o trabalho na cozinha, não custa compartilhar…

Bora lá?

Ingredientes

1 pacote de frango desfiado Vapza ou cerca de 400g de peito de frango se quiser o método tradicional de cozinhar e desfiar a carne.

1 vidro de palmito picado (normalmente mais em conta que o palmito inteiro)

100 gramas de champignons

1 lata de milho verde cozido

1 cebola grande picada

1 xícara de molho de tomate. Prefiro os molhos de tomate italianos, por terem uma acidez bastante reduzida.

1 copo de requeijão light

2 caixinhas de creme de leite light

100 gramas de muçarela light

Azeite para refogar

Sal

Cheiro verde

Batata palha para decorar

 

Preparo:

Refogue a cebola até ficar transparente. Junte o frango desfiado já escorrido. Mexa para que a carne fique bem soltinha e comece a ganhar um pouco de cor. Junte os champignons, o palmito e o milho. Adicione o molho de tomate. Nesse ponto o refogado fica prontinho para um ótimo recheio de pastel ou de empadinha, mas nós vamos adiante.

Misture as duas caixinhas de creme de leite e o requeijão. Deixe cozinhar mexendo levemente por mais 1 ou 2 minutos. Não se preocupe, o creme de leite de caixinha não talha. Nem o de caixa e nem o fresco. Isso só acontece com o creme de leite de latinha (apesar de eu ter uma receita de cobertura de nega maluca que cozinha sim o creme sem talhar). Por último adicione o cheiro verde, cada um tem a sua medida para esse tempero tipicamente brasileiro, eu uso cerca de 1/2 xícara.

O creme está pronto. Despeje em um refratário médio, cubra com o queijo e leve para gratinar em forno pré aquecido.

arroz 7 graos

Sirva decorando com as batatinhas palha (se tiver controlando calorias, deixe-as de fora).

Para acompanhar eu faço arroz 7 grãos com arroz integral, cevada, aveia, trigo, canola, quinua e linhaça. Uso essa mistura da Ráris, que fixa pronta em 30 minutos de cozimento.

Para variar a receita, sugiro trocar o palmito por aspargos e os champignons, por cogumelo paris levemente salteados na manteiga.

Se quiser complicar um pouquinho mais, pode flambar o frango no conhaque logo que colocá-lo na panela. O álcool some, mas fica muito bom o aroma suave da bebida.

No final, esta receita fica muito parecida com um strogonofe, a diferença é justamente ele ser gratinado.

Bon Appétit

Anúncios

Um comentário sobre “Fricassé de frango

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s