Molho Béchamel

bechamelO molho béchamel (Pronúncia francesa: [beʃaˈmɛl]) é um molho que se obtém fervendo farinha de trigo (ou maisena) em manteiga ou margarina, diluindo depois com leite.

Deve ter coloração marfim, aparência de creme e sabor sem gosto de farinha crua. Depois de cozinhado, deve ser temperado de acordo com os alimentosque vai acompanhar. O Béchamel é ainda base de muitos outros molhos, sopas, cremes, recheios e souflés.

Segundo alguns, este molho teria sido criado por um jovem cozinheiro do século XIX, o francês Antoine Carême, considerado o primeiro chef-celebridade. No entanto, o nome Béchamel poderá vir de Louis Béchameil de Nointel, Maître d’hotel do rei Luís XIV, que viveu dois séculos antes e há registos de que os molhos à base de creme de leite já existiam nesse tempo.

Embora muitas receitas não refiram a diferença entre este molho e o molho branco (a sua variedade mais simples), outras indicam claramente a necessidade de cozer bem a farinha na gordura antes de acrescentar o leite. Algumas receitas referem a necessidade de a farinha ser alourada, ou seja, levemente queimada à maneira do roux, antes de colocar o leite.

Ingredientes:

1/2 litro de leite
40 gramas de manteiga (cerca de 3 colheres de sopa)
40 gramas de farinha de trigo (cerca de 1/3 de xícara)

Opcionais para acrescentar aroma e sabor: 

Cebola
Louro
Noz-moscada
Pimenta-do-reino

Modo de fazer

Se for usar os temperos, aqueça o leite com meia cebola, uma folha de louro, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto. Quando o leite ferver, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Retire os temperos e reserve o leite.

Numa panela de fundo grosso – e preferencialmente que não seja de alumínio pois poderá acinzentar o molho – aqueça a manteiga e o trigo e mexa por 1 ou 2 minutos. Esse processo é feito para romper os grãos de amido, evitando assim que o molho tenha sabor de farinha de trigo crua.

Tire a panela do fogo, ou deixe-a em fogo bem baixo, e aos poucos acrescente o leite. Para evitar que o molho empelote nessa etapa – o que é bem comum – eu coloco o leite realmente em pequenas doses e mexo sem parar. No início parece que estou mexendo um purê e assim que fica homogêneo coloco um tiquinho mais de leite, repetindo o processo até ter um molho. Nesse momento, volte com a panela para o fogo e mexa até obter um molho liso e na consistência desejada.

Experimente o tempero e acerte o sal, considerando sempre outras eventuais combinações como, por exemplo, o acréscimo de queijo.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Molho_béchamel

http://digamaria.com/2013/04/molho-bechamel-o-classico-molho-branco/#.U-zGadyupK4

Vídeo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s